Inteligência Artificial

Resolvedo o cubo de Rubik com uma só mão.

Como podemos contextualizar o quanto evoluídos estamos em termos tecnológicos? Uma vez que ainda não conseguimos solução eficiente para muitos dos problemas habituais. Porém com seguimos criar um mecanismo capaz de resolver um Cubo Mágico com uma só mão. Este é o projeto da OpenAi (uma empresa de pesquisa e implantação de IA-Inteligência Artificial), vem surpreendendo a comunidade científica por que além de ser um dispositivo  arrojado, com mecanismo de manipulação de objectos, sensores de pressão, e uma excelente capacidade da movimentos.

 

A mão está capacitada com uma API de Inteligência Artificial chamada OpenAI Five, no qual emparelhado com uma nova técnica chamada Automatic Domain Randomization (ADR), é capaz de lidar com situações que nunca viu durante o treinamento, como ser cutucado por uma girafa empalhada. Isso mostra que o aprendizado por reforço não é apenas uma ferramenta para tarefas virtuais, mas pode resolver problemas do mundo físico que requerem destreza sem precedentes.

"Treinamos um par de redes neurais para resolver o Cubo de Rubik com uma mão de robô semelhante à humana. As redes neurais são treinadas inteiramente em simulação, usando o mesmo código de aprendizado de reforço que o OpenAI Five emparelhado com uma nova técnica chamada Automatic Domain Randomization (ADR). O sistema pode lidar com situações que nunca viu durante o treinamento, como ser cutucado por uma girafa empalhada . Isso mostra que o aprendizado por reforço não é apenas uma ferramenta para tarefas virtuais, mas pode resolver problemas do mundo físico que requerem destreza sem precedentes."

Font (site: openai.com/blog/solving-rubiks-cube/)

(Foto: Open AI)

"As mãos humanas nos permitem resolver uma ampla variedade de tarefas. Nos últimos 60 anos de robótica, tarefas difíceis que os humanos realizam com seu par de mãos fixas exigiram o projeto de um robô personalizado para cada tarefa . Como alternativa, as pessoas passaram muitas décadas tentando usar hardware robótico de uso geral, mas com sucesso limitado devido ao seu alto grau de liberdade. Em particular, o hardware que usamos aqui NÃO é novo (a mão do robô que usamos existe há 15 anos) mas a abordagem do software SIM.

 

Desde maio de 2017, temos tentado treinar uma mão robótica semelhante à humana para resolver o cubo de Rubik.  Estabelecemos essa meta porque acreditamos que o treinamento bem-sucedido de uma mão robótica como essa para realizar tarefas de manipulação complexas estabelece a base para robôs de uso geral. Resolvemos o Cubo de Rubik na simulação em julho de 2017. Mas somente a partir de julho de 2018, podíamos manipular um bloco no robô. Agora, alcançamos nosso objetivo inicial."

Font (site: openai.com/blog/solving-rubiks-cube/)

Setor de Marketing - Polo Telecom

14 DEZ 2020 - 17H38