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Porque utilizar telefonia IP?

A tecnologia permite que as empresas tenham melhores retornos e aumentem sua produtividade. Por isso, é importante investir em soluções como a telefonia IP, uma tendência para obter resultados mais significativos e redução de custos.

Existem diversas vantagens ao adotar esse serviço. Vamos entendê-las: o que é essa tecnologia? Qual é a diferença para o VoIP? Quais ferramentas são usadas? Como ocorre a conexão online? Quais são os recursos necessários para sua empresa começar a investir? Qual é a regulamentação brasileira sobre o assunto? Acompanhe!

 

O que é telefonia IP?

Essa tecnologia foi desenvolvida nos anos 1970, mas só começou a ser usada no mundo corporativo na década de 1990. A ideia é usar o sistema de telefonia por meio do Internet Protocol (IP, ou Protocolo de Internet), que vai converter os áudios analógicos em dados que podem ser transmitidos pela rede. Para que esse processo ocorra, é preciso usar um aparelho específico, que vai se conectar à rede de computadores corporativa para receber dados, vozes e imagens. Esses equipamentos são bastante similares aos telefones comuns, mas possuem conectores de rede de computadores ao invés de conectores utilizados em telefonia.

Qual é a diferença para o VoIP?

A tecnologia dos telefones IP é bastante similar ao da telefonia VoIP. Essa sigla significa Voice over Internet Protocol, ou Voz sobre o Protocolo de Internet. Esse modelo também possibilita a transmissão de voz digital. A diferença é que não requer um aparelho específico, mas exige a instalação de um software.

É importante destacar que, muitas vezes, ambos os modelos são encarados como sinônimos. Isso é devido ao fato de seu funcionamento ser exatamente igual, exceto pelo equipamento que faz a transmissão dos dados.

 

Redução de gastos

O investimento realizado pela sua empresa nessa tecnologia compensa. Com o tempo há redução de gastos com ligações, que, em média, custam 1/4 do modelo tradicional, segundo o portal TechTudo. Para ter uma ideia, a rede convencional consome 10 minutos de transmissão a cada 10 minutos de ligação com taxa de 128 kbp/s. Com a tecnologia a mesma chamada ocupa apenas 3,5 minutos da transmissão a 64 kbp/s. O restante está livre. Com isso você pode fazer mais chamadas simultâneas e ter uma qualidade melhor de transmissão em cada uma delas. No dia a dia isso representa redução de custos tanto com as ligações quanto com deslocamentos e viagens, já que você não precisará fazer reuniões pessoalmente com os clientes com tanta frequência.

Fonte por: Leucotron. (//blog.leucotron.com.br/telefonia-ip-o-que-isso-significa/)

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